Depois de pronta, Helena – a dona da casa – gostou muito do que viu, não falou de nenhum outro detalhe, admirou apenas a janela e olhando para ela disse aos trabalhadores:
- É por ela que entrará o sol em minha casa, por aqui observarei a chuva; o vento correrá entre os cômodos da casa, mas antes, passará por ela. E essa paisagem linda me inspirará todos os dias. Mas, através dela também poderão entrar insetos, uma chuva exagerada e alagar minha casa ou até mesmo um vento forte que poderá quebrar meus objetos. E também, por descuido meu, posso jogar lixos por ela. Por isso serei cuidadosa com essa janela.
“Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!” (Mateus 6:22-23)
Fiz essa pequena narração para comparar nossos lindos olhos com uma janela, assim como um artista renascentista fez: “Os olhos são as janelas da alma...” (Leonardo da Vinci)
Lendo sobre a vida de Jesus, me deparei com esses dois versículos que me chamaram a atenção. Senti a direção de Deus para desenvolver um texto em cima desse conselho que Cristo nos dá, que nossos olhos devem ser bons para que nosso corpo seja cheio de luz.
Será que eu tenho me preocupado com a candeia do meu corpo? O que os meus olhos estão vendo? Eles têm sido bons ou ruins pro meu corpo? São questionamentos que me fiz ao ler esses versículos, então, passei a analisar bem as atitudes dos meus olhos.
Voltando a narração do início quero que você imagine que seus olhos são como a janela e o seu corpo é a casa. Imaginou? Agora reflita um pouco sobre o que tem entrado por essa janela. Fazendo essa pequena auto-análise você perceberá se os seus olhos estão sendo bons ou maus.
Muitas “casas” estão permitindo que por suas “janelas” entrem pornografias, desejos maliciosos e outros. Esse são os ventos e chuvas exageradas que podem destruir a casa. E algumas permitem que a arrogância e tantos outros pecados extravasem pelas “janelas”, esses são os lixos que você está jogando para fora.
O temos visto na TV? O que temos visto na internet? O que estamos lendo? Como eu e você temos olhado para as pessoas? Será que estamos com o olhar de Cristo (de misericórdia, de compaixão, de amor...) ou estamos desprezando-as?
Muitas vezes ouvimos a palavra PECADO e logo imaginamos atitudes visíveis, como por exemplo: roubar, matar, prostituir e outros. Mas, se suas respostas não foram das melhores para as perguntas anteriores você deve se preocupar, pois o seu corpo pode estar tomado por trevas, simplesmente através dos seus olhos. Através de detalhes que só você e Deus sabem.
“... a cobiça dos olhos não provém do Pai, mas do mundo.” (1 João 2:16)
Por isso há uma importância muito grande em termos santidade e discernimento no olhar. Que possamos ser lavados com o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado. Que nossos olhos sejam limpos. Que tenhamos o olhar de Cristo, de misericórdia, compaixão, amor e acima de tudo um olhar puro.
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.”
(1 João 2:6)
(1 João 2:6)
Que Deus abençoe você! Abraços!!!
Caraca, muito bem escrito e profundo. Parabéns =)
ResponderExcluir