;)

Seja bem-vindo ao Ser Cristão É, um portal que divulga as boas novas de Jesus diariamente.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O Irmão de Simão Pedro

EraAndré, irmão de Simão Pedro, um dos dois que ouviram aquilo de João, e o haviamseguido. (João 1:40)

 Numafamília, ninguém é igual. Um é extrovertido, o outro é tímido. Um gosta deesportes, outro de literatura. Um é mais independente, outro é carente. Um temtemperamento explosivo, enquanto o outro é mais dócil. É esta diversidade quefaz com que os laços familiares se fortaleçam, no afã de prover e proteger o outroque é seu irmão, pai, mãe ou filho. Isto é amor familiar.

QuandoJesus escolheu seus discípulos, dois deles eram da mesma família: os irmãosSimão Pedro e André. Dentro do desenvolvimento da história do ministérioterreno de Cristo, vemos a participação ativa de Pedro em vários momentos, masa de André foi diferente. No Novo Testamento, ele aparece apenas em 12passagens. E em muitas delas é referenciado como o “irmão de Pedro”.

Achoque deve ser meio chato ser lembrado apenas como o “irmão do fulano”. Oapóstolo Pedro, hoje, todo mundo sabe quem é e o que fez, mas do seu irmão,André, sabemos muito pouco. Mas é sobre este homem, um dos apóstolos do Senhor,de quem vou falar.

Pedroe André eram pescadores; provavelmente ambos ouviram quando João Batista pregousobre o arrependimento e o viram batizar com água. Desde então, André tornou-sediscípulo de João e aguardava a chegada do Messias segundo o testemunho dele.

QuandoJoão Batista mostrou que Jesus era o Messias esperado, André foi até a casa quedividia com Pedro e disse a este que havia encontrado o Cristo (João 1.41). Levou-o até Ele. A Bíblianão cita nenhuma pregação pública que André tenha feito, mas registra estetestemunho particular vivo e eficaz que fez o seu irmão tornar-se um dosdiscípulos do Senhor Jesus.

Pedrotambém fez milagres. Talvez André tenha feito os seus, mas as escriturassilenciam sobre isto. Contudo sabemos da participação dele no milagre damultiplicação dos pães e peixes (João6.9). Quando todos em volta afirmavam o óbvio - estamos num deserto, não temos dinheiro, não há alimento para todo estepovo - André achegou-se ao Senhor e lhe trouxe o garoto que tinha só unspãezinhos e uns peixes pequenos. Ele sabia o que os outros sabiam, mas tambémsabia que se alguém poderia ter uma solução, este alguém era Jesus. O resto dahistória vocês já sabem.

Andréfoi um discípulo discreto e humilde. Não o vemos se envolvendo em discussõessobre quem era o maior (Mateus 9.34), nem pedindo que descesse fogo do céupara exterminar os incrédulos (Lucas9.54), nem mesmo desembainhando a espada para defender Jesus (Marcos 14.47). Antes o vemos fazendopequenas coisas, sempre acompanhando de perto as palavras e as ações do seuSenhor (Marcos 13.3), vivendopiedosamente e levando as pessoas à sua volta a ter um encontro com o Salvador (João 12.22).


Damesma forma, hoje há na igreja alguns Pedros, alguns Paulos, mas um sem-númerode Andrés. Deus foi glorificado pela vida do “irmão de Simão Pedro” noministério terreno de Jesus. Igualmente, o Senhor é glorificado diariamentepela vida dos nossos irmãos que, embora não se envolvam tanto com o ativismo,são semelhantes ao apóstolo André, que não ostentava títulos, nem reivindicavahonras, nem posições, mas apenas se colocava como bom e fiel servo diante doseu Senhor.



Que Deus te abençoe.
Leandro Teixeira.

6 comentários:

  1. Glória a Deus pela vida de vocês! Este texto falou muito ao meu coração. Não é necessário estar em evidência para servir ao Senhor.

    Benção!

    Deus abençõe a vida do Leandro e de todos do SCE. ^^

    @OsantPleno

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! realmente André é muito pouco comentado na bíblia, mais ele continua tendo o seu valor idependente disso!

    ResponderExcluir
  3. Otavio Santos
    Ficamos muito felizes em saber que nossas palavras teem entrado em seu coração. Que Deus o Abençoe!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos comentários, Otávio e "Anônimo". Que Deus nos use como Ele quiser, e que a nossa vida seja para o louvor e glória dEle.

    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  5. É isso mesmo, Leandro.
    Deus não se importa com títulos ou destaques. :D

    \o/

    Nosso Deus é demais!

    ResponderExcluir