Olááá!!! E aí tudo bem com você? Seja bem vindo ao “Ser Cristão é” e ao meu primeiro POST, espero de coração que te edifique. Tenho certeza que você será abençoado com cada texto publicado aqui e vamos aprendendo um pouco mais do que é ser cristão. A mensagem de hoje não é diferente, pois é, como o título disse: “Ser cristão é não julgar os outros”. Então vamos lá!!
O Fariseu e o Publicano (Lucas 18:10-14)
Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu e o outro, publicano. O fariseu, em pé, orava no íntimo:
- Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens: ladrões, corruptos, adúlteros; nem mesmo como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.
Já o publicano ficou à distância, ele nem ousava olhar para o céu. Mas batendo no peito, dizia: - Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador.
Então Jesus responde:
- Eu lhes digo que o publicano, e não o fariseu foi para casa justificado diante de Deus.
Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado.
“Era permitido fazer orações silenciosas ou em voz alta dentro do templo. Os fariseus, geralmente, ficavam em pé e oravam em alta voz, para serem ouvidos pelos outros. Por outro lado, o coletor de impostos, envergonhado de seus pecados, curvou a cabeça humildemente, bateu no peito (sinal de profunda tristeza) e pediu a misericórdia de Deus. Os ouvintes de Jesus ficaram surpresos por Deus ter ouvido a oração do coletor de impostos e não a do fariseu. “
Deus criou Adão e Eva, perfeitos, e quando eles desobedeceram a Deus, sentimentos malignos começaram a fazer parte da natureza humana. Logo após esse “primeiro pecado” Deus se aproxima de Adão e ele logo julga que a culpa foi da esposa. Esse é um dos primeiros sinais de que Adão já não era mais puro e perfeito (Gênesis 3:12). Temos essa facilidade em acusar, julgar e apontar os erros dos outros justamente por essa natureza pecaminosa que herdamos de Adão. Mas, a Palavra de Deus nos diz que o diabo é o grande acusador, então, se agirmos assim, nos tornamos semelhantes a ele. Isso não é agradável aos olhos de Deus.Vamos aprender com Jesus? Olha o que Ele tem para nos dizer:
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.
(Mateus 7:1-5)
(Mateus 7:1-5)
E a palavra de Deus nos diz mais:
“Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
(Filipenses 2:5-7)
que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.
(Filipenses 2:5-7)
Se nem Cristo - com toda PUREZA, homem que não conheceu o pecado - julgou alguém, por que nós, pecadores, achamos que temos esse direito?
Muitas pessoas se dizem cristãs e usam esse “título” para julgar outras pessoas cristãs e/ou até mesmo não cristãs. Que exemplo de cristianismo é esse?
Sejamos como o publicano, que possamos nos achegar a Deus com humildade e sinceridade de coração. Deus está pronto para nos aperfeiçoar, basta sermos sinceros! E em relação ao nosso próximo não devemos julgá-lo. Somos pecadores, não somos perfeitos para apontarmos o dedo para o outro. Sigamos o exemplo de Cristo. Vamos buscar, em Deus, humildade. Ao invés de julgar, vamos amar mais. As pessoas precisam do amor de Deus que está em nós, só assim podemos ajudá-las a também reconhecer que o melhor caminho é JESUS.
“Deveríamos olhar demoradamente para nós próprios antes de pensarmos em julgar os outros.” Jean Molière
Espero, de coração, que o Senhor te abençoe através dessa mensagem!
Com carinho,
Não julgar! Tarefa difícil, heim? Mas FUNDAMENTAL até pra que o amor pelo próximo seja exercitado! Ótimo post Tathi! \o/
ResponderExcluirO primeiro de muiiiitoooos!
nossa estou mto feliz por tds vcs q ñ se conformaram com 140caracteres do twitter'.rs e criaram esse blog maravilhoso q tenho certeza q vem do coração de Deus! Deus ainda tem grandes coisas por fazer através da vida de vcs q se dispuseram nesse projeto' continuem assim "Deus está a procura de adoradores q o adorem em espírito e em verdade,com sinceridade e humildade de coração... sabendo q ser cristão é negar a si mesmo e levar sua cruz dia após dia sem perder o entusiasmo d um filho d Deus! @renato_alxdias
ResponderExcluirah e a propósito.. ótima postagem Tathi Oliveira, realmente não podemos julgar a ninguém, pois quem julga é Deus e é ele com seu espirito santo que convence o homem do pecado, não nós!..
ResponderExcluirIrmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. (Tiago 4:11)
ResponderExcluirNinguém é perfeito. Até o Dia de Jesus Cristo, vamos nos ajudando, cuidando uns dos outros em amor.
Graça e paz.
Sabias palavras, porque procedem da fonte verdadeira que é A Palavra de DEUS!
ResponderExcluirMuito bom o texto!
Que todos nós possamos nos despir das cascas do julgamento, porque assim diz a Palavra: Ao julgar teu irmão a ti mesmo te condenas. Rm.2:1
Graça e Paz da parte do nosso Senhor!
Renato Alexadrino
ResponderExcluirDoces palavras. Agradecemos por tanta gentileza.
Abraços!
Isso Leandro
ResponderExcluirEm vez de falar, falar, falar... Amar, Amar, Amar.
Abraços!
Gabriel
ResponderExcluirViver o Amor uns pelos outros e nos ombrearmos nisto está o Amor de Deus.
Beijos Paz!