“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos osmandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás,pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todoo teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Eo segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não háoutro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:29-31)
“Meu Deus! O ano está acabando... Preciso fazer meubalanço. O que eu fiz? o que consegui conquistar e o que perdi? É hora deplanejar meu 2012...” – Este é o pensamento da maioria das pessoas (isso é bom)quando um ano está chegando ao fim. É hora de repensar nas oportunidades quecriamos, aproveitamos e desperdiçamos. É hora de rever muitas coisas para que oano que entra seja mais PRODUTIVO do que o ano que sai.
Sim. Eu também penso nessas coisas. E foi em um dessesdias, de planejar e rever, que Deus me falou ao coração sobre algo que já estouatento, mas Ele falou de uma maneira na qual nem sempre estou. Deus me falousobre OPORTUNIDADES.
Sabe aquela promoção no trabalho? Sabe aquela gatinha(ou o gatinho, para as garotas) que Deus te “revelou” que pode ser a suanamorada (ou o namorado, para as garotas)? Sabe aquele sonho de consumo? Aqueledesejo que você pretende realizar? Então... Tudo isso (e outras realizações)está condicionado às oportunidades, e não somente às que você aproveita, mastambém, nas oportunidades que você cria. Eu, como um bom apreciador do futebol,percebo que o melhor fazedor de gols, não é aquele que aproveita a maioria dasoportunidades, mas aquele que, além de aproveitar, as cria. E isso vale paratudo na vida.
E eu me peguei pensando em tudo isso: Trabalho, gatinha,sonhos, desejos a realizar, entre tantas PREOCUPAÇÕES DESTA VIDA. Foi aí queDeus entrou com Sua doce voz, cheia de amor e autoridade, dizendo: “Muito bemfilho! O conceito está certinho, mas ele será aplicado na causa errada se vocêcontinuar se preocupando com essas coisas.” E eu pensei (perguntando paraDeus): “Como assim? Eu preciso criar oportunidades e aproveitá-las para queconsiga realizar meus planos. Para que meu ano novo possa ser mais produtivo doque o que está acabando. Ou não?” Então, como um balde de água fria – queserviu para purificar os meus pensamentos e meu coração –, como algo quedesembaçou a minha visão quanto ao futuro, Deus disse: “Aplique este conceitopara planos mais ALTOS.” E eu fui levado à bíblia, único lugar onde eu poderiaencontrar resposta. E ela veio assim:
“Porque os meus pensamentos não são os vossospensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos diz o SENHOR. Porque,assim como os céus são mais ALTOS do que a Terra, assim são os meus caminhosmais ALTOS do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais ALTOS do queos vossos pensamentos.” (Isaías 55: 8,9)
Eu estava cego por meus próprios caminhos, cego por meuspróprios pensamentos que são pequenos, são baixos, perto dos ALTOS planos deDeus para a minha vida. Eu preciso viver planos mais ALTOS, andar por caminhosmais altos, pensar nas coisas DO ALTO, nas coisas CELESTIAIS.
Mas como? De que maneira eu poderia viver coisas do altoestando aqui em baixo?
Foi então, que mais uma vez, fui conduzido a Palavra deDeus. E é aí que entram os versículos do início do texto (Não precisa voltarlá, mas acho que você já voltou rsrs...) que dizem:
“E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos osmandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás,pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todoo teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. Eo segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não háoutro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:29-31)
Foi nessa hora que fui levado a pensar nas oportunidadesque nos esperam em 2012. Veja que no texto Jesus diz que devemos AMAR A DEUSsobre todas as coisas e AMAR O NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS. São essas asoportunidades que devemos, além de aproveitar, criar em nosso dia a dia. É esseo plano do ALTO. É esse o pensamento e o caminho CELESTIAL.
Nós precisamos buscar oportunidades de DEMONSTRAR amorpor Deus. Além disso, devemos AGARRAR essas oportunidades com todas as nossasforças e viver esse amor.
“Tavinho! Como eu vou criar oportunidades de amar aDeus?” Simples! São pequenas coisas que estão presentes no nosso dia a dia eque muitas vezes não damos atenção. Coisas como:
OPORTUNIDADES DE AMAR A DEUS COM A VERDADE: Sabe aquelaoportunidade que temos todos os dias, de agradar (com a mentira) ou não (com averdade) alguma pessoa que amamos muito? Sabe aquela mentirinha que vai “livrara nossa cara” diante do chefe, dos pais, do cônjuge e etc.? Sabe aquelaomissãozinha que ninguém vai perceber? São essas (entre tantas) asoportunidades que temos todos os dias de demonstrar amor por Deus com averdade. Verdade e mentira são dois lados de uma moeda que está sempre presenteem nossa vida. Escolha AMAR A DEUS.
OPORTUNIDADES DE AMAR A DEUS COM A ESPERA: Este é umponto que nunca deve ser esquecido. Quando falamos em ESPERAR, estamos falandode ESPERAR O TEMPO QUE FOR NECESSÁRIO, não apenas um ano ou dois, ou em casosextremos, uma semana, dois dias. Precisamos esperar o tempo da vontade de Deus,o tempo que provém dos pensamentos que são mais ALTOS do que os nossos. ESPERARÉ UMA PROVA DE AMOR. Escolha AMAR A DEUS.
OPORTUNIDADES DE AMAR A DEUS NA IGREJA: Onde ospecadores devem ser levados para receberem ensino e acolhimento de pessoas? Equando penso na resposta, sou levado a outras perguntas: Qual a minhacontribuição com esse lugar? O quanto tenho me preocupado, com a importância daigreja? Qual tem sido meu papel lá? Ele está sendo bem feito? Precisamos doaras nossas forças na igreja. Precisamos entender que lá também existem pessoasperdidas, pessoas fracas na fé e pessoas que carecem de amor e atenção. Alitemos sempre uma oportunidade de demonstrar amor por Deus. Então, escolha AMARA DEUS.
OPORTUNIDADES DE AMAR O RELACIONAMENTO COM DEUS:Lembre-se daquele momento de ociosidade, de relaxar e, quem sabe, ouvir uma boamúsica até pegar no sono. Não há nada melhor não é? A resposta certa é que háalgo melhor e mais necessário. Precisamos aproveitar o máximo, mas o MÁXIMO deoportunidades que tivermos para nos relacionar com Deus, falando com Eleatravés da oração, ouvindo Ele através de Sua Palavra e estando atento apessoas de Deus que podem ser usadas para que Ele fale conosco. Esse ano eu conhecimuitas pessoas especiais, mas eu só as conheci porque falei com elas e as ouvi.Com Deus é a mesma coisa, sempre temos uma oportunidade de amá-lO através denosso relacionamento com Ele. Fale, ouça, obedeça, relacione-se. Escolha AMAR ADEUS.

Enfim, oportunidades não faltarão. Precisamos fazer doano de 2012, um ano para viver as coisas celestiais, deixar os pensamentos deDeus serem o nosso alvo. Busquemos agradá-lO sempre, portanto, bora demonstraramor a Deus e ao nosso próximo (como o amor que demonstramos para nós mesmos)?E quanto aos nossos pensamentos, planos e sonhos... Se for o caso, acontece.Nada do que podemos desfrutar aqui na Terra é mais valioso do que o que foiconquistado por um alto preço, lá na cruz: o Céu.
Quero expressar meu desejo e oração para todos osleitores: Que o Espírito Santo, Aquele que convence o homem, possa encontrar noseu coração, um espaço para fazer as mudanças necessárias, segundo a Sua boavontade, e que este não seja apenas mais um texto cheio de palavras bonitas,mas que Deus tenha falado ao seu coração, ao ponto de você se lembrar e colocarem prática durante sua rotina diária.
Meus votos de Feliz 2012. Com amor!
Abraços fraternos, em Cristo.
Taviiiiinho!
ResponderExcluirSeja muito bem vindo como colunista (agora de forma oficial) e que Deus abençoe e inspire a cada dia mais.
Já fui super abençoada por Deus através do seu texto! Glória a Deus.
Que mais textos (abençoados como esse) venham nos edificar.
Bjinhos
\o/
"Eu estava cega por meus próprios caminhos, cega por meus próprios pensamentos que são pequenos, são baixos, perto dos ALTOS planos de Deus para a minha vida. Eu preciso viver planos mais ALTOS, andar por caminhos mais altos, pensar nas coisas DO ALTO, nas coisas CELESTIAIS."
ResponderExcluirSó me permito fazer das suas, as minhas palavras, Tavinho! *-*
Obrigada por tudo! :D
Esses textos sempre falam ao meu coração!
ResponderExcluirQue texto edificante!!
ResponderExcluirQue encontremos as oportunidades escondidas no dia a dia para que possamos abençoar e sermos abençoados! =)
Parabéns Otávio, faço-me repetitiva em dizer que você é um grande homem de Deus, usado para falar das coisas que vem do coração do Pai para os nossos corações!!!!
ResponderExcluirAbraços meu irmão em Cristo!!!!
Parabéns pelo texto, me fez refletir bastante sobre tudo que está acontecendo em minha vida. Digo o mesmo a vc: Que o Espírito Santo, Aquele que convence o homem, possa encontrar no seu coração, um espaço para fazer as mudanças necessárias, segundo a Sua boa vontade.
ResponderExcluirQue Deus te abençoe, abraços!
bom,quero simplesmente falar caro amigo que Deus abencoe sua vida. sempre,sempre e sempre rs..
ResponderExcluirmuito bom esse texto!!!
simples,objetivo e abencoado por Deus!!
2012 um ano de muitas oportunidades.
vamo que vamo.
um Enorme bjo e um imenso abc.
Deus abencoe!!!!
Thiagao Sempre Sera #